Você está aqui: Blog, Artigos e Notícias
:

Submissão cultural e política imposta aos moradores de comunidades/favelas em tempos de UPP: parcerias, diálogo, consumo e civilização

Submissão cultural e política imposta aos moradores de comunidades/favelas em tempos de UPP: parcerias, diálogo, consumo e civilização

Resumo: Este artigo pretende discutir a dinâmica e os efeitos sociais gerados a partir da política de segurança pública do...

Integrando saberes: a experiência de formação através do PIBID

Integrando saberes: a experiência de formação através do PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID - é uma iniciativa do MEC/CAPES, com o objetivo...

Submissão cultural e política imposta aos moradores de comunidades/favelas em tempos de UPP: parcerias, diálogo, consumo e civilização

Submissão cultural e política imposta aos moradores de comunidades/favelas em tempos de UPP: parcerias, diálogo, consumo e civilização

Resumo: Este artigo pretende discutir a dinâmica e os efeitos sociais gerados a partir da política de segurança pública do...

Integrando saberes: a experiência de formação através do PIBID

Integrando saberes: a experiência de formação através do PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID - é uma iniciativa do MEC/CAPES, com o objetivo...

Arquivos

« Maio 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Resumo: Este artigo pretende discutir a dinâmica e os efeitos sociais gerados a partir da política de segurança pública do Governo do Estado do Rio de Janeiro, UPP – Unidade de Política Pacificadora, em comunidades/favelas da zona sul. Objetivamos, a partir do trabalho de campo, apresentar as mudanças observadas no cotidiano dos moradores e, em especial, na relação estabelecida entre a comunidade e o Estado. Pretendemos, também, discutir o papel desempenhado pelas associações de moradores no atual cenário político buscando compará-lo com o trabalho desenvolvido por tais organizações anteriormente, bem como, os efeitos que emergiram na esteira da UPP: outros valores, hábitos e costumes, tais como, o sentido atribuído ao trabalho, ao sucesso, à cidadania; a adesão a diferentes regras sociais e a produtos antes ofertados somente às classes mais abastadas, enfim, nosso debate implicará no questionamento acerca de um possível processo civilizatório imposto aos moradores de tais territórios. Este…
Leia mais ...
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID - é uma iniciativa do MEC/CAPES, com o objetivo de investir na formação inicial de futuros professores. Para tanto, concede bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciaturas e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa, bem como financia demais despesas a ele vinculadas. Está voltado para atender Instituições Públicas de Ensino Superior (IES). Atualmente, são 195 IES participando do Programa e desenvolvendo 288 projetos de iniciação à docência em aproximadamente 4 mil escolas públicas de educação básica.3 A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) faz parte do PIBID desde o lançamento do primeiro edital, em 2007, concorrendo inicialmente com o projeto intitulado Ciência e Cidadania: construindo saberes e fazeres na Escola, que se constituiu por 5 subprojetos que tiveram atuação em 7 escolas parceiras, com um total de 68 bolsistas de iniciação…
Leia mais ...

Newsletter

Cadastre-se para participar de promoções exclusivas e receber nossa newsletter

Encontre-nos

  google