asdfghjklç

Semana passada nós conversamos sobre a importância de apresentar culturas diferentes para as crianças. Hoje nós vamos apresentar dois livros para conversar sobre cultura indígena com os pequenos.

O caso da cobra que foi pega pelos pés

Escritor: Wasiry Guará
Ilustradora: Ana Luiza Mello
Nº de páginas: 24 – em cores
Acabamento: Brochura
Leitor em processo – 4º ano – a partir de 9 anos

Tema: mitos; cotidiano nas aldeias; cultura indígena; hábitos da cultura maraguá; ritual de passagem; provação.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa; Ciências; Geografia; História.
Temas transversais: Pluralidade Cultural.

Na tradição indígena da tribo dos Maraguá os jovens seguem os ritos dos mais velhos e obedecem, especialmente, ao pajé, guardião dos preceitos ancestrais. A iniciação dos meninos na vida adulta ocorre perto dos quatorze anos de idade, quando eles começam a se preparar para o ritual de passagem. Aqueles que sobrevivem aos desafios a que são submetidos são considerados adultos. Kurumi participou de sua “primeira caçada” aos cinco anos. Venceu seus medos e apreensões a fim de ser um caçador de coragem. Por isso, ele se tornou experiente, sendo capaz de resolver o inusitado caso da cobra que foi pega pelos pés.


O totem do rio Kãwéra e outros contos fantásticos

Escritor e Ilustrador: Yaguarê Yamã
Nº de páginas: 56 – em cores
Acabamento: Brochura
Leitor Fluente – 6º ano – a partir de 11 anos

Tema: universo mítico dos Maraguá; cultura indígena; aventura; descobertas; ambição; folclore.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa; Ciências; Geografia; História.
Temas transversais: Ética e Cidadania; Pluralidade Cultural; Orientação Sexual.

 

Quando os europeus chegaram ao Brasil, as mais de mil tribos indígenas que viviam aqui tinham seus mitos e lendas. Todos sempre ligados à natureza, meio em que originalmente esses povos viviam. O imaginário dos Maraguá, tribo que vive no Norte do Amazonas, é repleto de histórias que perpetuam sua cultura. Mistério, suspense e aventura estão presentes nos contos “O totem do rio Kãwéra”, “A cidade perdida de Urupady” e “No tempo dos Andirazes”. Duas expedições em busca de tesouros arqueológicos e uma batalha para resgatar as noivas dos bravos guerreiros sob a vontade de seres fantásticos e entes da floresta revelam um pouco do rico universo mítico dos Maraguá.

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Cesta

Cart is empty

0